Projeto Rapunzel

O famoso Projeto Rapunzel. Apesar da moda dos cabelos curtos já adotados por várias famosas, como Jennifer Lawrence e Julianne Hough, a mulher brasileira ama ter um cabelo longo e forte. Eu vivo na busca por produtos e receitas caseiras para fortalecer os fios e para ajudar o cabelo a crescer mais rápido. Vamos ver as coisas que melhor funcionaram no meu caso, e pode ser que lhe ajude também.

A última modinha na internet sobre acelerar o crescimento dos fios é o shampoo de café. Uma mistura do pó de café no shampoo que você usa no dia-a-dia. Porém, essa misturinha não faz efeito algum, é mais uma daquelas crendices que se espalham na web. A cafeína (substância presente no café) pode ter sim algum efeito sobre o crescimento dos cabelos, mas ela deve ser ingerida em suplementos específicos, falei sobre isso no post Cafeína faz o cabelo crescer mais rápido. Assim como o famoso shampoo bomba, que não ajuda o cabelo crescer e ainda me causou uma queda de cabelo horrorosa (veja mais aqui)
Dicas para o Cabelo Crescer Mais Rápido
Alimentação balanceada: Manter uma dieta equilibrada e beber bastante água é essencial para o crescimento do cabelo. Uma substância super importante para a beleza dos fios é a biotina, que está presente na maioria dos suplementos para cabelo. Aqui eu falo sobre a biotina e tem uma lista de alimentos cheios dela para você incluir na dieta!

Inversão Capilar: Esse método funciona e funciona rápido. Consiste em massagens capilares feitas de uma forma específica seguidas de inversão da cabeça. Em apenas uma semana já dá para notar um crescimento de 1 a 4 cm. É power e super seguro, se você seguir as dicas que estão neste post aqui!

Os óleos são amigos do cabelo: a saúde dos fios melhora muito quando começamos a usar óleos no tratamento dos cabelos. Seja fazendo umectação capilar ou adicionando o óleo no creme de tratamento, o óleo de rícino e o azeite de oliva podem se tornar seu melhor amigo. Escolher um produto finalizador a base de óleo é um outra excelente opção, indico o Orofluido Elixir da Revlon (post aqui) que ajudou a eliminar as pontas secas e duplas dos meus cabelos.

Use um tônico capilar: obtive excelentes resultado com os tônicos capilares. O Tônico de Alho da Gota Dourada ajudou a reduzir significativamente a queda de cabelo e ajudou bastante no crescimento. Ou tônico ótimo é o Antiqueda de Jaborandi da Bio Extratus.

Nutricosméticos e suplementos: As maravilhosas pílulas da beleza. O Pantogar Manipulado foi o suplemento que usei primeiro. Gostei muito dos resultados dele nos meus cabelos, porém tive problemas pela fome que ele me causava (kkk). Aqui tem bem explicadinho como fazer o tratamento, a fórmula do pantogar manipulado, as reações adversas e o resultado que obtive com o tratamento. Testei também o Imecap Hair (post aqui).



Mantenha os cabelos hidratados: isso evita que o cabelo quebre e ajuda no crescimento. A hidratação de maizena é uma ótima opção, pois é barata e o resultado  é um cabelo hidratado, sem frizz e com um brilho maravilhoso. Outra hidratação caseira não convencional mas muito eficaz é a hidratação com Glicopan Pet, amo o efeito dela nos fios. Aqui tem uma seleção de máscaras hidratantes tops por menos de R$30.

Aposte em shampoos mais suaves: desde que aderi a técnica Low Poo a saúde dos meus cabelos é a melhor possível. Intercalar as lavagens com shampoo sem sulfato e o co-wash foi a minha melhor descoberta de 2015.

Deixe a chapinha e o secador de lado: passe longe desses dois vilões quentes. Além de ressecar muito os fios, esses acessórios quebram e podem causar queda de cabelo. Se não conseguir ficar sem, antes de usar o secador ou a chapinha, a regra básica é aplicar um produto de proteção, que seja termoativado, nos fios. Este produto evita que os fios enfraqueçam com o calor. Mas mesmo com estes cuidados, o secador e a chapinha deve ser utilizado com moderação.

Evite descolorir e colorir os cabelos: a descoloração e a coloração dos fios agride profundamente a estrutura capilar. Se for inevitável fugir deles tome alguns cuidados para que o danos sejam menores. Aqui tem dicas para as moças de cabelos descoloridos e coloridos.

Ative sua circulação sanguínea: A má circulação sanguínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Por isso, trate de dar sangue à sua cabeça! Massagear o couro cabeludo durante a lavagem por alguns minutos e escovar o cabelo (de cabeça para baixo) antes de dormir ajudam a ativar a circulação, removem células mortas, além de evitar a caspa. Exercícios físicos regulares também são fundamentais!

Beba muita água: ela é o líquido fundamental para a saúde de todo o nosso organismo.
Invista em uma boa alimentação: uma dieta rica também ajuda no crescimento dos fios. Quanto mais vitaminas - por dentro e por fora - melhor.

Não lave a cabeça com água muito quente: a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas. E as glândulas sebáceas trabalhando demais não é legal para o crescimento dos fios.

Enxágue bem: É fundamental retirar os excessos de produtos. O ideal é passar o xampu, retirar bem e, depois, aplicar o condicionador apenas no comprimento, jamais na raiz. Após lavar e aplicar o condicionador, enxágue o cabelo com água fria para selar a cutícula e deixá-lo com um brilho extra.

Longe da raiz: Condicionador, máscaras de tratamento e os finalizadores devem passar longe da raiz.

Não durma com os cabelos molhados: isso abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

Não torre a cabeça: O secador deve ficar sempre a 15 cm de distância dos fios e não deve ser deixado por mais de três segundos parado em uma única mecha.

Jato de ar frio nos fios após secar com o secador: serve para selar os fios e prevenir o frisado e ainda dar um brilho extra ao seu cabelo.

Largue já o cigarro: a nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio.


Trate seu cabelo com carinho: nossos fios são delicados e todo cuidado é pouco. Evite banhos quentes, massageie bem o couro cabeludo e não durma com os fios molhados. Aqui tem um post com dicas ótimas para cuidar dos fios no dia-a-dia, são básicas, simples e fazem toda a diferença. Se você tem cabelos cacheados os cuidados são ainda maiores, aqui tem um post especial para as cacheadas.
O cabelo longo não vai chegar do dia para a noite, mas com essas dicas e cuidados ele chegará super saudável. Aqui tem outras 15 dicas que eu já havia dado pra vocês.


Siga o Cronograma Capilar da Rapunzel Econômica!


Um cronograma com produtos baratos e receitas caseiras. Apesar de econômico é super eficiente para combater a queda e para fazer o cabelo crescer mais rápido! Melhor que muito produto caro por aí. Saiba tudo sobre esse CC Rapunzel aqui!

Boa sorte, Rapunzéis!


Sigam nossas Redes Sociais: @ohlollas