10 Segredos que você precisa conhecer antes de pintar o cabelo

Cabelos coloridos: dicas que você precisa saber antes de pintar o cabelo com tinta ou tonalizante.
Se você pretende pintar o cabelo, seja em casa ou no salão, é importante ficar atenta a alguns cuidados para que a cor saia exatamente no tom desejado e para manter a saúde do cabelo. Os cuidados começam antes de colorir, começam na saúde dos fios que vão receber a tinta ou tonalizante, passando pela escolha da cor e até no pós química. Vamos ver 10 dicas de cuidados simples que você precisa saber antes de colorir o cabelo:
Cabelos coloridos: 10 segredos que você precisa conhecer antes de pintar o cabelo.

A BELEZA DA COR DEPENDE DA SAÚDE DO CABELO
Esse ponto é fundamental para obter uma tonalidade uniforme e com brilho. Quando aplicamos coloração em fios ressecados ou porosos, o risco de a tinta não ser absorvida e de manchar o cabelo é muito grande. Se seu cabelo está ressecado ou danificado, vale a pena seguir um cronograma capilar por pelo menos 2 semanas antes de colorir. 

FAÇA UMECTAÇÃO CAPILAR COM FREQUÊNCIA ANTES DE COLORIR OS FIOS
Já vi indicação de profissionais indicando aplicação de óleo vegetal (geralmente de coco) minutos antes de aplicar a coloração nos fios para proteger o cabelo. Nunca testei esse método e tenho medo que manche, caso o óleo não seja espalhado uniformemente. Mas uma coisa que dá certo é fazer umectação capilar com frequência nas semanas que antecedem a tintura. A umectação vai nutrir os fios profundamente, além de ajudar a combater o ressecamento e a porosidade e com isso há menos chance de manchar o cabelo com a coloração.

Não sabe como fazer umectação? Te explico em detalhes neste post aqui! Tá bem detalhado como fazer, que óleo usar e como retirar o óleo do cabelo.
Cabelos coloridos: 10 segredos que você precisa conhecer antes de pintar o cabelo.

A COR ESCOLHIDA
A coloração consegue clarear no máximo três tons abaixo da cor base do seu cabelo. Lembrando também que tinta não clareia tinta! Se seu cabelo for muito escuro e a cor desejada for mais de três tons mais clara ou se você tem fios tingidos e desejar clarear, será necessário descolorir previamente. O processo de descolorir e colorir os fios pode ser bastante danoso ao cabelo, o que vai requer o dobro de cuidados no pós coloração. Se a saúde do seu cabelo não estiver das melhores, opte por cores que não necessitem de descoloração.

PREFIRA O PRODUTO QUE CAUSE MENOS DANOS
Dependendo da mudança de cor que se deseja fazer, tem como trocar a tinta por um tonalizante que agride menos os fios. Se a intenção é cobrir fios brancos em pouca quantidade, o tonalizante também é um opção. E se possível prefira tinturas sem amônia, pois elas são menos agressivas do que as que contém amônia.

LAVE O CABELO 2 DIAS ANTES DE TINGIR
Fique dois dias sem lavar o cabelo para proteger o cabelo e o couro cabeludo de irritações. Os óleos naturais formar uma fina película de proteção contra os efeitos prejudiciais da tintura. Se seu cabelo é oleoso basta 1 dia sema lavar. Não fique mais do que esse tempo sem usar shampoo, pois o excesso de oleosidade pode ser prejudicial ao processo de tintura. Já os tonalizantes agem melhor em cabelos limpos, como não contém amônia eles não causam irritação.

CUIDADOS AO TINGIR EM CASA
O cuidado começa ao comprar a quantidade certa de produto, vai depender do volume e comprimento do seu cabelo. É melhor ter produto a mais do que faltar tinta na metade do caminho. É muito importante seguir exatamente a o orientação de preparo e uso que vem junto ao produto. Não deixe a tinta agindo mais tempo do que o indicado. Aplique uniformemente espalhando bem o produto nos fios, isso evita manchas no cabelo. 
Cabelos coloridos: 10 segredos que você precisa conhecer antes de pintar o cabelo.

PROTEJA A PELE
Aplicar um creme na área da pele que fica próxima ao cabelo antes de colorir evita que a tinta penetre e manche a pele. Aplique o creme na testa, orelhas e pescoço alguns minutos antes de iniciar o processo.

FIQUE ALGUNS DIAS SEM LAVAR O CABELO APÓS COLORIR
Tanto tintas permanentes quanto os tonalizantes precisam de um tempo para se fixarem nos fios. Por isso é necessário ficar uns três dias sem lavar as madeixas após colorir, isso vai ajudar na fixação e na durabilidade da cor.

MANTENHA-SE LONGE DO CLORO
O cloro não é nem um pouco legal com cabelos coloridos. Além de deixar o cabelo áspero e com frizz, o cloro fica na cutícula e altera a cor dos fios. Fique longe do cloro pelo menos 20 dias antes e depois de colorir o cabelo.

NÃO ESQUEÇA DOS CUIDADOS PÓS COLORAÇÃO
Cabelo com cor renovada, auto-estima com tudo, não vai esquecer de cuidar da saúde dos fios para manter a beleza da cor. Após colorir é preciso reforçar os cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. O cronograma capilar pode te ajudar bastante neste momento, veja como fazer aqui. Trocar o shampoo normal por um suave e sem sulfato é uma dica ótima também, mantém a cor e o brilho dos fios. É só cuidar com carinho que até mesmo cabelos coloridos se mantém saudáveis e lindos!

Sigam nossas Redes Sociais

Comentários