Como cuidar do cabelo na piscina e na praia

Água salgada estraga o cabelo

O verão é um tempo maravilhoso para recarregar as energias em um banho de mar e para ficar com a cor da pele iluminada após um banho de sol. 

A água do mar traz muito benefícios para a pele, para o corpo e até para o nosso psicológico. Mas será que ela é assim tão boa para nosso cabelo?


ÁGUA SALGADA ESTRAGA O CABELO?

A água do mar contém cloreto de sódio, um sal que abre demais as cutículas do cabelo. O sal ainda 'suga' a água dos fios, acelerando a desidratação. Logo após um mergulho ou nos primeiros dias de praia você pode até achar o efeito no cabelo incrível. Porém, ao longo do tempo, os cabelos expostos a água do mar tornam-se desidratados, quebradiços, opacos, ásperos e com uma textura difícil de lidar. 

O mar danifica a estrutura do cabelo, mas é possível aproveitar o verão e manter o cabelo saudável e lindo. Vamos ver alguns cuidados simples que farão toda a diferença para nosso cabelo estar maravilhoso no final do verão.


1. Hidratação pré-praia e um bom leave-in

Prevenir é o melhor remédio. Faça uma hidratação caprichada nos fios, pode ser com uma boa máscara ou uma receita caseira poderosa. Aplique leave-in uniformemente em todo o cabelo, isso é fundamental para criar uma barreira de proteção nos fios e deve ser feito antes do cabelo entrar em contato com a água salgada. 

2. Protega o cabelo do sol

Escolha produtos capilares com filtro solar, pode ser um produto específico ou um leave-in com bom fator de proteção solar. Isso é importante para evitar que o sol potencialize os danos causados pelo sal da água do mar, para evitar que desidrate e altere a cor dos fios.

3. Aposte nos acessórios

O sol resseca e desbota o cabelo. O vento pode embaraçar e causar a quebra dos fios. Além do filtro solar, você pode apostar em lenços e chapéus para proteger a cabeleira e ainda ficar super estilosa à beira mar.


4. Enxágue com água doce

Após sair do mar é importante enxaguar bem o cabelo em água doce para retirar o máximo possível de sal dos fios. Isso é importante para evitar que o sal se deposite nos fios enquanto você curte a praia.


5. Tratamento pós-praia

Tem que lavar, tratar e condicionar. Mesmo quem fez todo o tratamento pré-praia tem que hidratar de novo? Sim! O sal e outros vilões podem chegar ao seu cabelo através da maresia, areia ou vento. Por isso é importante higienizar e fazer um bom tratamento no pós-praia também.

A água é necessária para a elasticidade e maleabilidade dos fios, por isso é fundamental cuidar para nosso cabelo não perdê-la. Com esses cuidados o sal não roubará a beleza e saúde do nosso cabelo.  

Sigam nossas Redes Sociais

Comentários