A importância do pH nos produtos de cabelo

O que é pH do cabelo? Para que serve o pH? Como fechar as cutículas do cabelo.
Provavelmente você não sabe que eu sou engenheira química. Sim, sou. Amo química e vou começar a fazer posts mais focados na química dos cabelos. Para começar acho justo pararmos de associar a química como algo ruim para os fios. O shampoo bacana que você tanto gosta, aquele condicionador mara que deixa o cabelo sedoso, o finalizador que você não abre mão... todos são pura química! Em outro momento falaremos da diferença entre a química que ajuda e da que atrapalha as madeixas. Agora vamos falar sobre o pH do cabelo: O que significa pH? Para que serve o pH? Qual é o pH do cabelo? 

O que é pH? O que significa pH?

O potencial hidrogeniônico (pH) é usado para indicar o grau de alcalinidade ou acidez de uma substância. A escala de pH vai de 0 a 14, quanto menor o valor mais ácido, quanto maior mais alcalino. O pH 7 é quimicamente neutro. 

Qual é o pH do cabelo?

O pH do cabelo é levemente ácido, com valor entre 4 e 5. Essa acidez ajuda a evitar a proliferação de bactérias e fungos. Na hora de escolher cosméticos para o cabelo é bom optar pelos com pH ácido moderado para manter as cutículas dos fios fechadas. Produtos alcalinos (pH acima de 7) dilatam as cutículas e podem alterar a estrutura dos fios. Os muito ácidos (pH abaixo de 3,5) causam dano ao cabelo, provocam reações que alteram a estrutura da queratina dos fios. 

E o shampoo com pH neutro fica como nessa história?

O shampoo neutro tem função somente de limpeza, não trata os fios. E ele vai causar uma leve dilatação das cutículas dos fios, afinal o pH 7 é maior que o pH natural do cabelo. Talvés os neutros não sejam uma boa opção para cabelos sensíveis que ressecam facilmente. Por exemplo, meu cabelo é cacheado e fino e nunca me acertei com nenhum shampoo neutro.


Recomenda-se o uso de produtos capilares com pH entre 3.5 e 6. Os condicionadores e máscaras geralmente tem pH menor que os shampoo, isso porque eles precisam selar as cutículas para 'guardar' a hidratação e nutrição dentro de cada fio de cabelo. Vamos combinar que nada melhor que a sensação de fios macios, com brilho e com menos frizz. Por isso precisamos que as cutículas fiquem fechadinhas! Vamos prestar atenção ao pH dos produtos que usamos, mas também tomar cuidado ao brincar com a acidez das misturinhas caseiras. Vinagre de maçã é maravilhoso para dar brilho aos fios, mas lembre-se que acidez excessiva também danifica o cabelo. Então não use com muita frequência e sempre enxágue bem o cabelo após usar misturinhas com vinagre. Espero ter sido clara e objetiva, qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

Nossas Redes Sociais | Pinterest ♥ Facebook ♥ Instagram

Referência: Köhler, RCO