Pular para o conteúdo principal

Máscara de Gelatina, o segredo para um cabelo forte e brilhante

Gosto muito de pesquisar e testar ingredientes e produtos para tratar o cabelo.  Daí surge a dica de hoje: a máscara de gelatina, que contém proteínas de queratina que se ligam ao cabelo para fortalecê-loSim, a gelatina não serve somente para a dieta de emagrecimento, ela é maravilhosa para tratar e fortalecer os fios. Vamos ver os benefícios, como usar e receitas com gelatina incolor para fazer uma poderosa hidratação de gelatina no cabelo.

Benefícios da gelatina para o cabelo

  • Fortalece e encorpa os fios
  • Dá muito brilho 
  • Reduz a quebra dos fios
  • Acelera o crescimento do cabelo

Por que usar gelatina no cabelo?

A gelatina é uma proteína feita a partir de ingredientes de origem animal, que geralmente tem a capacidade de formar géis fortes, transparentes. É um tipo de material de construção, o que ajuda a deixar o cabelo saudável e forte. A gelatina cobre os fios com um filme que nutre o cabelo e restaura a sua estrutura de proteínas, aderindo especialmente bem às áreas danificadas, mas também nutre todo o comprimento. Por isso dizemos que a gelatina hidrata e ajuda a reconstruir os fios. Ela ajuda a suavizar a cutícula do cabelo, aumentar o brilho e reduzir a quebra. Os cabelos ficam encorpados, fortes e com muito brilho. 

Dicas Importantes para Usar Gelatina no Cabelo

  1. A gelatina usada deve ser incolor e sem sabor. As demais contém açúcar, e cores que podem manchar seu cabelo.
  2. A gelatina deve ser usada somente em água fria ou morna, não deve ferver. Se ferver ela perderá todas as propriedades de reparar os cabelos.
  3. Sempre dissolva muito bem a gelatina nas misturas. Se ficar 'embolada' e mal dissolvida ela pode fazer mal para o seu cabelo.
  4. Você pode aplicar as máscaras caseiras com gelatina 2-3 vezes por mês no cabelo. Mas você não deve exagerar, porque muita proteína pode deixar seu cabelo bastante rígido. Lembre-se: todo excesso é prejudicial.
  5. Para todas as máscaras, a proporção de gelatina:água é 1:3.

RECEITAS COM GELATINA INCOLOR E SEM SABOR 
Hidratação com gelatina incolor

Máscara de Gelatina

- 1 colher de sopa de gelatina
- 3 colheres de sopa de água quente ou leite quente
- 1 colher de sopa de qualquer máscara de cabelo
Dissolva a gelatina na água ou no leite. Espere esfriar um pouco, uns 15 minutos ou mais, então adicione a máscara de cabelo e misture bem. Aplique no cabelo, não aplique no couro cabeludo, coloque uma touca plástica e deixe agir de 30-40 minutos. Lave e condicione como de costume.

Máscara de gelatina de cabelo com óleos essenciais

- 1 colher de sopa de gelatina
- 3 colheres de sopa de água quente
- 1 colher de sopa de óleo (óleo de coco, abacate, macadâmia, azeite de oliva)
- 3-4 gotas de óleo essencial (alecrim, tea tree, lavanda, rosa, baunilha...)
Dissolva a gelatina na água, adicione o óleo vegetal e o essencial. Deixe a mistura esfriar um pouco. Então aplique no cabelo molhado, especialmente nas pontas - não deve aplicar no couro cabeludo - e coloque uma touca de banho. Deixe agir de 30-60 minutos. Lave e condicione os cabelos.

Máscara Gelatina caseira para o crescimento do cabelo

- 1 pacote de gelatina
- 1 xícara de água quente
- 1 colher de chá de mostarda em pó
- 1 gema de ovo
Dissolva a gelatina em água quente. Deixe a mistura esfriar, adicione a gema de ovo e mostarda em pó. Misture bem os ingredientes e aplique no couro cabeludo e cabelo. Deixe a máscara no cabelo por 20-30 minutos e depois lave com shampoo. O pó de mostarda ativa a circulação e doa nutrientes para as raízes do cabelo, ajudando no crescimento dos fios.
Observação: essa máscara pode causar irritação no couro cabeludo - devido a presença de pó de mostarda. Faça um teste na sua pele antes de usar no couro cabeludo.

Máscara de Gelatina para Cabelos Secos e Quebradiços

- Gelatina
- Chá de ervas (camomila, urtiga, ou alecrim)
- 1 colher de chá de manteiga de cacau
- 2 colheres de sopa de mel
Prepare um chá bem forte da erva escolhida. Dissolva a gelatina em 3 vezes mais de chá quente/morno (ex: 1 colher de gelatina - 3 colheres de chá de alecrim). Adicione a manteiga e o mel, misture bem. Aplique nos cabelos e deixe agir de 30-40 minutos.
Essa máscara é maravilhosa para cabelos secos e quebradiços. Também pode ser utilizado como um tratamento eficaz para cabelos finos, para aumentar a umidade sem pesar no cabelo.

Resultados

A máscara de gelatina é um dos remédios naturais mais eficientes para melhorar a saúde e aparência dos cabelos. Desde a primeira apicação já notamos os efeitos, que duram várias semanas. Além de ser um tratamento caseiro fácil, econômico, natural e totalmente inofensivo para o cabelo.

[Veja também: Como usar glicerina para hidratar o cabelo]

Nossas Redes Sociais | Pinterest ♥ Facebook ♥ Instagram

Vetores: Freepik