Benefícios e Como Usar Gengibre no Cabelo

Os benefícios do gengibre para a saúde são maravilhosos, mas você já pensou em usar a raiz como tratamento para cabelos?


O gengibre tem propriedades ótimas para tratar os fios, não é à toa que ele está presente na formulação do shampoo Detox Capilar da Tresemmé e no shampoo Inoar Gengibre, bem como nos demais produtos dessas linhas. Vejamos os benefícios do gengibre e até como fazer um tônico para a queda de cabelo.

Porque o Gengibre é bom para tratar os cabelos?

O gengibre fresco contém magnésio, fósforo, potássio e vitaminas que ajudam a tornar seu cabelo mais forte, saudável e brilhante. Propriedades do gengibre:
  1. É rico em ácidos graxos que são benéficos para cuidar e restaurar cabelos finos. 
  2. É termogênico, contém agentes que ativam a circulação sanguínea.
  3. Tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

Usos e Benefícios do Gengibre para o Cabelo


1. TRATAMENTO PARA O COURO CABELUDO

O gengibre promove um verdadeiro detox capilar, ainda aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo, e com isso estimula os folículos pilosos. O tônico caseiro de gengibre pode ser usado para queda de cabelo e para incentivar o crescimento dos fios. E os ácidos graxos ajudam a fortalecer os cabelos finos, evitando a quebra.

Tônico para a queda de cabelo e para o cabelo crescer mais rápido: Descasque um pedaço de gengibre (uns 4 cm, dependendo do diâmetro) e bata no liquidificador com 1/4 de xícara de água. Forre uma tigela pequena com duas ou 3 gazes e despeje a mistura pastosa. Junte as pontas das gazes e aperte para extrair somente o suco. Aplique o suco diretamente no couro cabeludo e deixe agir por 5 a 10 minutos. Lave como de costume.


Máscara capilar: Rale 1 colher de sopa de gengibre e adicione 1 colher de sopa de óleo de jojoba 100% vegetal. Massageie o couro cabeludo em movimentos circulares, espalhando bem a mistura. Deixe agir por 30 minutos. Lave como de costume.

2. MELHORAR A TEXTURA DO CABELO


Deixa o cabelo macio e suave, pois além de nutrir ele sela as cutículas do fio.

Na umectação: Misture 1 ou 2 colheres de sopa de gengibre em pó ao óleo de coco. Espalhe suavemente sobre os cabelos e deixe agir durante a noite. Use uma touca plástica ou plástico filme. Retire por método UCPE ou lave com shampoo suave e água morna no dia seguinte.

Máscara nutritiva: Misture 1 colher de chá de gengibre em pó, 1 colher de sopa de mel e 1 gema de ovo. Espalhe no cabelo, enluvando mecha a mecha. Coloque uma touca plástica e deixe agir por 30 minutos. Lave como de costume evitando água quente.

3. TRATAR A CASPA

O gengibre tem propriedades anti-sépticas naturais que são ideais para tratar a caspa.

Como Usar: Misture 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado, 3 colheres de sopa de azeite de oliva e algumas gotas de suco de limão. Massageie essa mistura no couro cabeludo e deixe agir de 15-30 minutos e então enxágue. Use essa mistura 3 vezes na semana até se livrar da caspa.

4. TRATAMENTO PARA O CABELO FICAR FORTE

O óleo de gengibre é um dos melhores tratamentos caseiros para cabelos secos, quebradiços e sem brilho. A mistura do óleo de gengibre com óleo de gergelim, que é altamente nutritiva e tem propriedades curativas, fortalece os folículos pilosos e evita danos, aumenta a circulação sanguínea e assim o cabelo cresce mais rápido e de forma saudável e forte.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE | É importante testar em uma pequena área de pele para ver se não ocorrerá alguma reação alérgica, pois você pode ser alérgico a algum dos ingredientes. Cada organismo é diferente, portanto o resultado pode variar de pessoa para pessoa. Este post é meramente informativo. Consulte sempre seu médico para maiores informações. Por favor, interrompa o uso se a sua pele não reagem bem ao tratamento.