Como usar Óleo de Rícino no Cabelo

Para que serve óleo de rícino? Ele é um aliado maravilhoso contra a queda, para fortalecimento e crescimento dos cabelos. Guia completo com os benefícios e como usar óleo de rícino no cabelo.

O óleo de rícino, também conhecido por óleo de mamona, pode ser utilizado em diversos tipos de tratamentos capilares e pode ser incluído no cronograma capilar em umectação ou para potencializar sua máscara de nutrição.

A hidratação com óleo de rícino é maravilhosa para cabelos cacheados e/ou ressecados. A hidronutrição com Bepantol é uma das melhores receitas com esse óleo incrível.

Óleo de rícino (óleo vegetal de mamona) é usado para tratar o couro cabeludo e os fios de cabelo.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE RÍCINO PARA O CABELO *

  1. Fortalece os cabelos, ajudando a evitar a quebra dos fios.
  2. Auxilia no combate a queda dos cabelos, pois fortalece os folículos.
  3. Contém vitaminas e minerais que auxiliam no crescimento do cabelo.
  4. Contém propriedades anti-fúngicas e anti-bacterianas que mantém o couro cabeludo saudável.
  5. Hidrata e recupera os fios profundamente, pois penetra na haste capilar.
  6. Excelente tratamento para cabelos cacheados.
  7. Ajuda no tratamento da caspa e de coceiras no couro cabeludo.
  8. Sela as cutículas dos fios, ajudando a dar brilho e a manter a hidratação no cabelo.
O óleo de mamona é um antibactericida natural e possui propriedades antifúngicas. É rico em vitamina E, minerais, proteínas e Omega 6 e 9 de ácidos graxos benéficos. A sua concentração elevada de ácido ricinoleico o torna benéfico para a pele e cabelo. 

O óleo de rícino é popularmente conhecido pela sua propriedade de laxante. Há quem o use também para auxiliar no crescimento dos cílios e sobrancelhas. Mas o foco aqui são os maravilhosos benefícios que este óleo baratinho pode trazer para o seu cabelo. 

O ácido ricinoleico também ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo, além de ajudar a repor os óleos naturais e desfazer alguns dos danos de produtos químicos agressivos usados no cabelo. Os antioxidantes no óleo de rícino também suportam a queratina no cabelo e ajudam a tornar o cabelo mais forte e mais suave.

COMO USAR ÓLEO DE RÍCINO NO CABELO

OBS: Antes de usar leia as contra-indicações logo abaixo no post!

1. Para potencializar sua máscara de tratamento capilar

Desde que eu descobri o óleo de rícino nunca mais gastei mais uma fortuna com cremes de nutrição. Eu utilizo qualquer máscara liberada para low poo e adiciono uma colher de chá de óleo de rícino em duas colheres de sopa do creme.

Misturo bem e aplico nos cabelos lavados, antes do condicionador, e deixo agir de 20 a 30 minutos. O efeito é incrível e o custo é bem baixo. Já fiz um post com uma dica ótima sobre Hidratação com maizena para cabelos ressecados, que pode incluir o óleo de rícino para turbinar os efeitos dessa hidratação caseira top.

2. Umectação capilar (Etapa Nutrição do Cronograma Capilar)

Além de aplicar no comprimento dos fios, podemos usar o óleo de rícino no ccouro cabeludo fazendo umectação capilar. Como o óleo de rícino é bastante denso e viscoso, misturo com algum óleo 'mais fino' para facilitar na hora de espalhar e retirar.

Gosto muito de misturar com óleo de coco, azeite de oliva ou óleo de abacate. Neste post aqui explicamos como fazer umectação capilar e como retirar de forma fácil. A umectação com óleo de rícino é um excelente tratamento para cabelos cacheados.
Óleo de rícino no couro cabeludo.

3. Óleo de rícino para Crescimento do Cabelo

Como fazer o cabelo crescer mais rápido? Massagem capilar com óleo de rícino. 

Como usar: Aplicar o óleo de rícino no couro cabeludo, espalhando bem por toda a raiz do cabelo, então você deve massagear por alguns minutos. Deixe agir por mais umas 2 horas ou mais. A massagem aquece levemente o óleo e o espalha mais uniformemente sobre a superfície da cabeça. Isso ativará a circulação e consequentemente contribuirá para o crescimento dos cabelos.

Para retirar o óleo dos cabelos faça o método UCPE (saiba mais aqui). Faça isso duas vezes na semana, o resultado é um cabelo encorpado, cheio de vida e brilho.

ATUALIZAÇÃO: Fiz um post com 5 receitas caseiras com óleo de rícino para o cabelo crescer rápido, aproveita e dá uma olhadinha aqui!


4. Tratar a caspa e outros problemas capilares

Como o óleo de rícino também tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas, ao aplicar no couro capilar regularmente, em torno de uma vez por semana, o óleo de rícino ajudará a reduzir e até a eliminar a caspa e o ressecamento do couro cabeludo. Combate crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar devido à elevada composição de ácido ricinoleico.

5. Óleo de Rícino no Shampoo

Há quem coloque um pouquinho de óleo de rícino no shampoo para o cabelo crescer mais rápido, já vi muitas meninas indicando esta prática na internet. Nunca testei e nem recomendo, pois não há uma medida correta para colocar e é aquela coisa né: todo o excesso é prejudicial e ninguém quer ter queda de cabelo causada por hipervitaminose. Meninas, tem shampoos que já vem com o óleo de rícino na fórmula, acho estes mais garantidos.


Os benefícios do óleo de rícino para os cabelos: reduz a queda; acelera o crescimento; controla a caspa; fortalece os fios.


Precauções e contra-indicações do uso do óleo de rícino: O uso do óleo é desaconselhado às gestantes, pois pode induzir ao parto ou ao aborto. Lactantes e pessoas com doenças intestinais graves ou com qualquer doença interna, crianças até 12 anos também não devem fazer uso.

Sempre é aconselhável consultar um médico antes de usar óleo de rícino. É importante testar usar pouca quantidade de óleo no primeiro uso e observar se ocorre alguma reação alérgica. Se ocorrer, suspenda o uso.

Eu uso óleo de rícino há mais de dois anos. Prefiro usar na umectação e para massagem capilar. Não aumentou a oleosidade do meu cabelo. E noto muitos benefícios, principalmente o fortalecimento do cabelo, as cutículas seladas e o brilho, além de controlar a queda se usado com frequência!

*Vale ressaltar, porém, que não existem artigos científicos que comprovem esses benefícios.